Vale a pena comprar ou alugar um HB20? (Opinião dos donos)

Você lembra como era o mercado de hatchs compatos no Brasil em 2012? Eu lembro! Os modelos até eram bonitos, ajeitadinhos e cumpriam seus desígnios, porém era o que tinha, isto é, não tínhamos expectativas em algo mais inovador, não é mesmo? De fato, era assim que a banda tocava, ou pelo menos enquanto a Hyundai não decidia se marcaria sua presença com o lançamento de um carro popular.

Foi o que aconteceu! A sul-coreana, finalmente, decidiu entrar na briga dos pequenos e trouxe para o nosso mercado automotivo o famigerado HB20 que, naquela época (2012), tinha um visual muito atraente e, de certa forma, alguns anos a frente de seus principais concorrentes Volkswagen Gol, Fiat Palio, New Fiesta Rocam, Renault Sandero e Nissan March.

Vale a pena comprar um HB20 - Vista lateral

Hoje, cerca de 6 anos após seu lançamento em nosso país, o HB20 parece ter trilhado por um caminho de sucesso, no entanto nem tudo são rosas e vamos mostrar os principais pontos e opiniões de donos sobre o compacto que, desde a sua chegada, já vendeu mais de 360 mil unidades.

O HB20 é um carro econômico?

Digamos que o consumo não é ruim, mas poderia ser muito melhor se comparado com um de seus concorrentes, o Renault Kwind. É certo que o visual do Kwind parece um pouco antigo se olharmos para às linhas extravagantes do HB20, porém boa parte dos consumidores estão levando questões técnicas mais a sério do que o visual propriamente dito e, por essa razão, até carros mais feinhos estão se destacando. Porém, o compacto da Hyundai não decepciona tanto assim, veja:

Consumo na Cidade Consumo na Estrada
8,5 km/litro (Álcool) 9,9 km/litro (Álcool)
9,9 km/litro (Gasolina) 14,1 km/litro (Gasolina)

Com base nas informações acima podemos classificar o consumo do HB20 como 7 em uma escala de 0 a 10. É importante lembrar que se trata de uma média geral, logo, é possível obter resultados um pouquinho melhores, como também obter valores inferiores. O consumo, na prática, depende do lugar (terreno/cidade) e de quem está pisando.

Preços das Revisões do HB20

A Hyundai oferece aos clientes do HB20 uma garantia de nada menos que 5 anos. Interessante, não? Na verdade, parece mais um contrato de carceragem do que algo que realmente irá lhe beneficiar. Afinal, a garantia é longa, porém cobre pouquíssimas coisas e, o pior de tudo, você estará preso nas mãos da Hyundai por todo esse período.

Em outras palavras, isso significa que por 5 anos você não poderá levar o seu carro para fazer revisões em outras oficinais de sua confiança, nem tampouco instalar equipamentos paralelos de som, etc. No caso das revisões será importante você saber o valor, já que estará preso a concessionária. Veja os valores:

Hyundai HB20 Opinião dos donosHyundai HB20: Opinião dos donos

Por fim e, não menos importante, vejamos o que andam dizendo aqueles que possuem um HB20 em sua garagem.

Opinião do Fábio:

Excelente carro, estou apenas aguardando a nova geração para trocá-lo.
Ponto positivo: Design lindo | Ponto negativo: Consumo alto

 

Opinião do Eduardo:

Muito bonito por fora, porém, péssimo custo benefício!
Ponto positivo: Design impecável | Pontos negativos: Motor fraco e espaço interno horrível

Opinião de Saint Clair:

Carro bom, bonitão e gastão
Ponto positivo: Dirigibilidade boa | Ponto negativo: Consumo muito alto

Extraímos todas as opiniões de donos no site icarros.com.br, onde a média geral de satisfação de quem tem um HB20 é de 8,4 em uma escala que vai de 0 a 10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *