Vale a pena comprar ou alugar um Etios Hatch? (Opinião dos donos)

O Etios chegou ao nosso país em 2012, mesmo ano em que o HB20. Em termos visuais o compacto da Toyota ficou na sola do sapato da Hyundai, afinal, chegou com um visual defasado de duas décadas anteriores, isto é, sem nenhuma condição de vencer seus concorrentes nesse aspecto. Mas, por outro lado o hatch japonês possuía, e ainda possui, características que o fazem se manter de pé na categoria mais concorrida do país mesmo anos após seu lançamento.

Estou me referindo a confiabilidade e mecânica Toyota, as maiores referências da marca no segmento automotivo que o Etios acabou herdando. E herdar toda essa fama foi essencial, haja vista que o seu forte nunca foi o visual, mas sim a mecânica, razão pela qual o veículo é considerado hoje uma das compras mais racionais que o consumidor pode fazer ao adquirir um novo hatch compacto.

Vale a pena comprar ou alugar um Etios Hatch?

O visual do Etios, como mencionamos, realmente é antigo, não tem como discordar, mas os maiores motivos para comprá-lo ou alugá-lo estão longes do quesito beleza, porém muitíssimo próximos da economia, manutenção, pós-venda e desvalorização de mercado abaixo até mesmo de seus concorrentes mais bonitões. Portanto, se você estiver de olho na razão, acabará não se arrependendo em escolhe-lo, pois é um carro que vale a pena!

O Etios Hatch é um carro econômico?

O consumo de combustível do Etios é elogiado por quase todos os consumidores do veículo e não é por menos, afinal, os números são muito bons e ressaltam a qualidade mecânica que, como um todo, colabora bastante para o desempenho positivo do veículo. Em relação ao seu concorrente HB20, por exemplo, o Etios dispara na frente em termos de economia de combustível.

Consumo na Cidade Consumo na Estrada
8,6 km/litro (Álcool) 9,8 km/litro (Álcool)
12,6 km/litro (Gasolina) 14,2 km/litro (Gasolina)

Com base nos dados de consumo da tabela acima podemos classificar o Etios com uma nota 8,5 em uma escala de 0 a 10 no que se diz respeito ao seu consumo. É importante salientar que essa nota é uma média baseada em vários testes, porém é possível obter um consumo ainda melhor dependendo da cidade, trânsito e a forma como o motorista dirige. Dá mesma forma, se você não for muito cauteloso, o consumo pode ser inferior ao mencionado.

Opiniões dos donos

Por fim, vejamos o que dizem aqueles que já possuem um Toyota Etios Hatch:

Márcio Samogin:

Carro robusto com ótimo desempenho
Ponto positivo: Baixíssima manutenção | Ponto negativo: Acabamento e design externo

José Anconi:

O carro é excepcional
Ponto positivo: Mecânica sensacional | Ponto negativo: Vem apenas com 2 alto-falantes frontais

Luiz:

Disparadamente o melhor
Ponto positivo: Silencioso | Ponto negativo: Porta-malas acanhado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *